Meio Ambiente

O povoado da Serra dos Alves está situado na vertente leste da Serra do Espinhaço, dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) Morro da Pedreira, anexa ao Parque Nacional da Serra do Cipó.

O objetivo da APA é a conservação da biodiversidade da fauna e da flora, conciliando o desenvolvimento das comunidades rurais e o uso sustentável dos seus recursos naturais.

A região da Serra dos Alves é caracterizada pela transição de dois biomas brasileiros – o cerrado e a Mata Atlântica -, apresentando grande diversidade de plantas e animais, graças às complexidades geológicas da Serra do Espinhaço.

Na parte mais alta da serra, se encontram os campos rupestres, de elevadíssima diversidade florística, muitas delas endêmicas.

Durante os passeios, é uma experiência única poder encontrar com as curiosas canelas-de-ema gigantes, as sempre-vivas, as orquídeas endêmicas, as seriemas, e escutar os mais variados cantos dos pássaros!

Lixo e esgoto

Na Serra dos Alves, os moradores sempre destinaram corretamente seu lixo orgânico, encaminhando os restos de comida aos animais. É uma prática antiga, natural e local. A Itaurb, órgão responsável pela coleta de lixo municipal, até hoje recolhe apenas o lixo inorgânico. Assim, a orientação para o lixo orgânico dos visitantes é voltar com ele e descartá-lo no local de origem.