Eventos

Festa de São José 

Desde 2016, se comemora a Festa de São José em homenagem ao padroeiro da comunidade. Com a presença da guarda de marujos de Nossa Senhora do Rosário, colorindo a Serra em variados tons de azul, coroa-se o novo rei e a nova rainha a cada ano. Essa festa nem sempre comemora-se no seu dia (19 de março) pelo fato da guarda de marujos não se apresentar no período da quaresma.

1º Encontro de Sabores e Saberes

“Tá caindo fulô / ôô / tá caindo fulô
tá caindo fulô / ôô / tá caindo fulô
tá no céu / cá na terra / tá caindo fulô”

O trecho acima é um dos vários versos dedicados pelos Marujos da região de Serra dos Alves a São José, padroeiro do povoado. Este ano, a Festa de São José terá uma novidade que irá valorizar ainda mais a cultura local, unindo-se ao 1º Encontro de Sabores e Saberes.

Berço de identidade cultural singular, tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico de Itabira, a Serra dos Alves quer mostrar aos visitantes, a beleza das festas rurais mineiras do início do século XIX.

Marujada. Missa com procissão. Dança das fitas. Leilão de produtos regionais. Barraquinhas com pratos típicos e artesanato local. Casal popular (Catarina e Malaquias). Catira (feira de trocas). Imitador de animais, shows e outros atrativos numa festa linda!

Festa do Divino

Em preparação para a festa, os fiéis se reúnem para a novena, sempre com orações e cânticos como antigamente. No nono dia da novena, há o hasteamento da bandeira do santo homenageado. Não diferente das outras festas, a Festa do Divino Espírito Santo também conta com a presença da guarda de marujos, realizada sempre no mês de junho.

Festa juninaFesta Junina

Magia Inusitada é a expressão que melhor define o que é a Festa Junina da Serra dos Alves. Turistas e moradores se entrelaçam para dançar quadrilhas tão galopantes, que o gramado da praça até treme e as milhares de estrelas no céu piscam mais forte. É mágico. Pessoas de todas as idades brincam muito na pescaria, no bingo, no calor da fogueira e ainda dançam muito forró de roça no final da festa. As barraquinhas recheadas com comidas típicas estão sempre presentes.

A quadrilha da comunidade é um dos momentos mais encantados da festa. E o correio elegante alegra os corações da gente. Essa festança toda começou em 2012 e já virou tradição na Serra dos Alves.

Festa N. Sra. do Rosário

Comemorada sempre no mês de outubro, a Festa de Nossa Senhora do Rosário é sempre muito animada com a presença da guarda de marujos, na qual leva o nome em homenagem a santa, já os leilões e o trançar das fitas é uma atração à parte.