Antes do Passeio…
Prepare-se para um lugar especial, com acessos somente por caminhos de terra e onde a simplicidade prevalece.
Para vivenciar de maneira plena todos os encantos, seguem algumas dicas:
- Utilize o serviço dos guias locais para vivenciar passeios com mais segurança e repletos de ricas informações.
Gardiano: (31) 98626-0492;
Geraldo Raul: (31) 98948-8486;
Jafé: (31) 98809-9899;
Martinho: (31) 97146-5761. - Escolher, sempre que possível, caminhar a pé. Levar sua bicicleta é uma boa opção também;
- Leve tênis para fazer os passeios;
- Uma lanterna na mochila é sempre bem-vinda;
- Repelentes são uma boa opção (de preferência os naturais);
- Não se esqueça de levar protetor solar, óculos escuros, chapéu e toalha;
- Aproveite o dia! Os passeios pela manhã podem ser mais agradáveis. Ao cair da noite aprecie as estrelas e prepare-se para descansar.
Cânion dos Marques
Os cânions são extensos paredões que foram esculpidos por meio de processos erosivos, principalmente em função das águas e dos ventos, no decorrer de milhões de anos. O Cânion dos Marques, localizado logo após a Cachoeira dos Marques, é uma ótima oportunidade para contemplar de perto esta obra-prima da natureza.
Informações
- Distância entre a Cachoeira e o Cânion dos Marques: cerca de 500 metros
- Tempo de caminhada aproximado: 10 minutos a partir da Cachoeira dos Marques
Cachoeira da Coca-Cola
Alguns dizem que seu verdadeiro nome é Cachoeira do Chuvisco, outros dizem que o real nome é Cachoeira Dois Córregos, mas foi apelidada de Cachoeira da Coca-Cola em razão de suas águas escuras. Essa cor, possivelmente, é devida à composição química do solo rico em iodo e ferro e à pigmentação das raízes das árvores ao seu redor. Mas fique tranquilo! Suas águas são limpas e bastante relaxantes. Aproveite sem moderação o aconchego das águas escondidas em meio aos campos rupestres e vislumbre um visual espetacular.
É uma das poucas cachoeiras conhecidas que apresenta a formação geológica em Conglomerado ou Rudito (aparenta ser em massa de concreto com pedras em seu interior).
Informações
- Distância: cerca de 3 km
- Tempo de caminhada aproximado: 30 minutos
Cachoeira do Bongue
Com aproximadamente 50 metros de altura e piscinas naturais ótimas para banho, a Cachoeira do Bongue é uma das mais bonitas e majestosas cachoeiras da região. Localizada no rio Tanque e de fácil acesso, esta cachoeira oferece aos visitantes uma excelente oportunidade de contemplação da natureza.
Informações
- Distância: cerca de 7 km
- Tempo de caminhada aproximado: 1 hora
- Tempo de carro aproximado: 30 minutos
Mirante da Serra dos Alves
Conhecida por seu status de mirante natural, a “Pedra da Serra dos Alves”, como é chamada, descortina belas e estonteantes vistas de inúmeros morros que emolduram a nossa região. Um convite para prestigiar um maravilhoso pôr do sol em meio à natureza.
Informações
- Distância: cerca de 3,5 km
- Tempo aproximado de carro até a trilha: 20 minutos
- Tempo aproximado até o topo: 30 minutos
Cânion Boca da Serra
Para quem gosta de um pouco mais de aventura, encarar o percurso repleto de surpresas até o Cânion Boca da Serra é uma excelente opção. Subida íngreme, paredões rochosos e pouca sombra fazem parte do cenário. A recompensa? Experimentar sensações únicas com o balanço do capim dourado sob a brisa constante, a vista de 360 graus de inúmeros horizontes, as canelas-de-ema gigantes, a imponência do Cânion Boca da Serra com todo seu tamanho e sua profundidade!
Informações
- Distância: cerca de 9 km
- Tempo aproximado: 2 horas e 30 minutos
Cachoeira dos Cristais
Uma verdadeira preciosidade de águas cristalinas. Prepare-se para se deparar com uma delicada surpresa após percorrer a subida íngreme em direção ao Cânion Boca da Serra. Com queda de aproximadamente 4 metros e delicioso poço para um mergulho refrescante e reenergizante!
Informações
- Distância: cerca de 5 km
- Tempo de caminhada aproximado: 1 hora e 20 minutos
Morro Redondo
Distante 20 km da Serra dos Alves, o Morro Redondo é um mirante natural com 1.200 metros, de onde se tem uma visão de 360 graus de toda a região. Local para belas fotografias, apropriado para meditação e contemplação do pôr do sol e das montanhas mineiras. No topo do Morro Redondo, encontra-se a singela Capela do Senhor do Bonfim e o monumento “O Destino”, da artista plástica Vilma Noel.
Existe um estacionamento para carros. O acesso ao topo é feito a pé, por uma trilha construída pelos moradores da região. É recomendado levar água e lanche, pois no local só tem a Igrejinha.
De lá, pode-se avistar o povoado da Serra dos Alves, o Pico do Amor em Itabira, os distritos de Senhora do Carmo e de Ipoema, a Serra da Piedade e o Caraça.
Parque Estadual Mata do Limoeiro
Localizado a apenas 14 km da Serra dos Alves, no distrito de Ipoema, o Parque do Limoeiro é mais um ótimo passeio para o turista que está na Serra dos Alves. Além de muito bem organizado, o PEML possui diversas cachoeiras lindas e as trilhas são muitas, bem sinalizadas e cuidadas.
Funcionamento: de terça-feira a domingo, das 8h às 16h. Entrada: R$ 15,00 por pessoa.
Parque Nacional da Serra do Cipó
O povoado Serra dos Alves encontra-se na vertente leste do Parque Nacional da Serra do Cipó, um dos maiores atrativos turísticos de Minas Gerais. Com uma flora das mais diversas do planeta, o Parque Nacional da Serra do Cipó tem o título “Jardim do Brasil” dado pelo paisagista Burle Marx. As paisagens são únicas e enchem os olhos dos que testemunham suas belezas.
Ultimamente, uma das maiores atrações do Parque Nacional da Serra do Cipó é a TRAVESSIA ALTO DO PALÁCIO – SERRA DOS ALVES, famosa travessia de três dias pelos belíssimos campos rupestres, para nenhum montanhista colocar defeito. Para mais informações, acesse: Travessia Alto Palácio – Serra dos Alves.
Funcionamento: aberto todos os dias, das 8h às 18h (entrada até as 16h). Atualmente a entrada é gratuita.