Antes do Passeio…

Prepare-se para um lugar especial, com acessos somente por caminhos de terra e onde a simplicidade prevalece.

Para vivenciar de maneira plena todos os encantos, seguem algumas dicas:

  • Utilize o serviço dos guias locais para vivenciar passeios com mais segurança e repletos de ricas informações.
    Gardiano: (31) 98626-0492;
    Geraldo Raul: (31) 98948-8486;
    Jafé: (31) 98809-9899;

    Martinho: (31) 97146-5761.
  • Escolher, sempre que possível, caminhar a pé. Levar sua bicicleta é uma boa opção também;
  • Leve tênis para fazer os passeios;
  • Uma lanterna na mochila é sempre bem-vinda;
  • Repelentes são uma boa opção (de preferência os naturais);
  • Não se esqueça de levar protetor solar, óculos escuros, chapéu e toalha;
  • Aproveite o dia! Os passeios pela manhã podem ser mais agradáveis. Ao cair da noite aprecie as estrelas e prepare-se para descansar.

Cachoeira dos Marques

Cachoeira dos Marques, com aproximadamente 3 metros de altura e de fácil acesso, oferece um convite para um delicioso e relaxante banho em sua grande piscina natural.

Informações

  • Distância: cerca de 3 km
  • Tempo de caminhada aproximado: 40 minutos

Cânion dos Marques

Os cânions são extensos paredões que foram esculpidos por meio de processos erosivos, principalmente em função das águas e dos ventos, no decorrer de milhões de anos. O Cânion dos Marques, localizado logo após a Cachoeira dos Marques, é uma ótima oportunidade para contemplar de perto esta obra-prima da natureza.

Informações

  • Distância entre a Cachoeira e o Cânion dos Marques: cerca de 500 metros
  • Tempo de caminhada aproximado: 10 minutos a partir da Cachoeira dos Marques

Cachoeira da Coca-Cola

Alguns dizem que seu verdadeiro nome é Cachoeira do Chuvisco, outros dizem que o real nome é Cachoeira Dois Córregos, mas foi apelidada de Cachoeira da Coca-Cola em razão de suas águas escuras. Essa cor, possivelmente, é devida à composição química do solo rico em iodo e ferro e à pigmentação das raízes das árvores ao seu redor. Mas fique tranquilo! Suas águas são limpas e bastante relaxantes. Aproveite sem moderação o aconchego das águas escondidas em meio aos campos rupestres e vislumbre um visual espetacular.

É uma das poucas cachoeiras conhecidas que apresenta a formação geológica em Conglomerado ou Rudito (aparenta ser em massa de concreto com pedras em seu interior).

Informações

  • Distância: cerca de 3 km
  • Tempo de caminhada aproximado: 30 minutos

Cachoeira do Bongue

Com aproximadamente 50 metros de altura e piscinas naturais ótimas para banho, a Cachoeira do Bongue é uma das mais bonitas e majestosas cachoeiras da região. Localizada no rio Tanque e de fácil acesso, esta cachoeira oferece aos visitantes uma excelente oportunidade de contemplação da natureza. 

Informações

  • Distância: cerca de 7 km
  • Tempo de caminhada aproximado: 1 hora
  • Tempo de carro aproximado: 30 minutos

Mirante da Serra dos Alves

Conhecida por seu status de mirante natural, a “Pedra da Serra dos Alves”, como é chamada, descortina belas e estonteantes vistas de inúmeros morros que emolduram a nossa região. Um convite para prestigiar um maravilhoso pôr do sol em meio à natureza.

Informações

  • Distância: cerca de 3,5 km
  • Tempo aproximado de carro até a trilha: 20 minutos
  • Tempo aproximado até o topo: 30 minutos

Cânion Boca da Serra

Para quem gosta de um pouco mais de aventura, encarar o percurso repleto de surpresas até o Cânion Boca da Serra é uma excelente opção. Subida íngreme, paredões rochosos e pouca sombra fazem parte do cenário. A recompensa? Experimentar sensações únicas com o balanço do capim dourado sob a brisa constante, a vista de 360 graus de inúmeros horizontes, as canelas-de-ema gigantes, a imponência do Cânion Boca da Serra com todo seu tamanho e sua profundidade!

Informações

  • Distância: cerca de 9 km
  • Tempo aproximado: 2 horas e 30 minutos

Cachoeira dos Cristais

Uma verdadeira preciosidade de águas cristalinas. Prepare-se para se deparar com uma delicada surpresa após percorrer a subida íngreme em direção ao Cânion Boca da Serra. Com queda de aproximadamente 4 metros e delicioso poço para um mergulho refrescante e reenergizante!

Informações

  • Distância: cerca de 5 km
  • Tempo de caminhada aproximado: 1 hora e 20 minutos

Morro Redondo

Distante 20 km da Serra dos Alves, o Morro Redondo é um mirante natural com 1.200 metros, de onde se tem uma visão de 360 graus de toda a região. Local para belas fotografias, apropriado para meditação e contemplação do pôr do sol e das montanhas mineiras. No topo do Morro Redondo, encontra-se a singela Capela do Senhor do Bonfim e o monumento “O Destino”, da artista plástica Vilma Noel.

Existe um estacionamento para carros. O acesso ao topo é feito a pé, por uma trilha construída pelos moradores da região. É recomendado levar água e lanche, pois no local só tem a Igrejinha.

De lá, pode-se avistar o povoado da Serra dos Alves, o Pico do Amor em Itabira, os distritos de Senhora do Carmo e de Ipoema, a Serra da Piedade e o Caraça.

 

Parque Estadual Mata do Limoeiro

Localizado a apenas 14 km da Serra dos Alves, no distrito de Ipoema, o Parque do Limoeiro é mais um ótimo passeio para o turista que está na Serra dos Alves. Além de muito bem organizado, o PEML possui diversas cachoeiras lindas e as trilhas são muitas, bem sinalizadas e cuidadas.

Funcionamento: de terça-feira a domingo, das 8h às 16h. Entrada: R$ 15,00 por pessoa.

Parque Nacional da Serra do Cipó

O povoado Serra dos Alves encontra-se na vertente leste do Parque Nacional da Serra do Cipó, um dos maiores atrativos turísticos de Minas Gerais. Com uma flora das mais diversas do planeta, o Parque Nacional da Serra do Cipó tem o título “Jardim do Brasil” dado pelo paisagista Burle Marx. As paisagens são únicas e enchem os olhos dos que testemunham suas belezas.

Ultimamente, uma das maiores atrações do Parque Nacional da Serra do Cipó é a TRAVESSIA ALTO DO PALÁCIO – SERRA DOS ALVES, famosa travessia de três dias pelos belíssimos campos rupestres, para nenhum montanhista colocar defeito. Para mais informações, acesse: Travessia Alto Palácio – Serra dos Alves.

Funcionamento: aberto todos os dias, das 8h às 18h (entrada até as 16h). Atualmente a entrada é gratuita.